Apresentação

Pra quem acredita que a lua-de-mel não acaba quando voltamos da viagem...

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Mudanças na rotina

Eu sou uma pessoa muito sistemática e gosto de ter uma rotina definida. De certo que isso não ocorreu no meu primeiro ano de casamento.

           

Eu sou formada em pedagogia e trabalhei em escola desde os meus 17 anos. Quando casei, aos 23 anos, já era professora há bastante tempo. Eu trabalhava apenas na parte da manhã, numa escola bem perto da minha casa, que dava pra ir andando. Minha rotina era incrível:

-De manhã meu esposo me deixava na escola
-Quando terminava a aula ele me buscava e almoçávamos juntos em casa
-Meu esposo voltava pro trabalho enquanto eu fazia as coisas de casa (lavar, passar, limpar, etc)
-Quando ele chegava em casa, eu estava linda e cheirosa!!!
-Íamos pra academia, voltávamos e jantávamos alguma coisa gostosa

Algumas amigas me diziam que minha vida era irreal e que ninguém tinha esse tipo de rotina. Bom, eu tinha e eu amava essa rotina. Foram 6 meses muito bons no início do casamento!

Porém, como nada dura pra sempre... eu senti necessidade de mudar um pouco minha vida profissional, descobrir outras coisas porque, se desse certo, ótimo. Se não desse certo, eu ainda era muito nova e poderia mudar novamente.

Surgiu uma oportunidade de trabalhar com educação bilíngue e intercâmbios, eu aceitei e fui. O problema é que agora eu trabalhava o dia inteiro. Embora o salário fosse bem melhor do que o de professora, eu não tinha tempo para mais nada. Viajava bastante, por um tempo trabalhei num escritório bem longe da minha casa (1h30 pra ir e pra voltar)... enfim, eu já não conseguia limpar a casa do jeito que gosto (sim, eu gosto de limpar e organizar as coisas!), eu estava sempre cansada e nos fins de semana não tinha muita energia, afinal, era o único tempo livre pra cuidar de tudo o que eu não dava conta durante a semana.

O meu esposo sempre me ajudou muito em casa. Quem me conhece sabe que, além de não saber cozinhar, eu não gosto nem mesmo de tentar aprender... já meu esposo, ele ama cozinhar e inventar coisas novas, por isso, desde o início do casamento sempre foi ele quem cozinhou em casa enquanto eu fazia as outras coisas. Mas quando comecei a trabalhar o dia inteiro, ele precisou me ajudar mais ainda. Tinha dia que ele lavava o banheiro enquanto eu lavava as roupas, ele cozinhava enquanto eu passava aspirador... e por aí vai. 

A ajuda do meu esposo foi fundamental, não somente pra manter a casa arrumada (de vez em quando tínhamos uma pessoa pra limpar a nossa casa, mas não era sempre), mas também porque através das atitudes dele eu vi o quanto ele me apoiava.

Ele poderia muito bem ter pedido para eu não mudar de emprego, continuar com nossa rotina deliciosa... e se ele pedisse, muito provavelmente eu teria atendido o pedido dele, pois eu também amava a vida que nós levávamos. Mas ele colocou esses desejos de lado pra me apoiar enquanto eu buscava novas experiências profissionais.

Bom, após praticamente 6 meses nesse emprego novo, surgiu uma nova oportunidade, ainda com educação bilíngue, mas apenas no período da tarde. Não hesitei em aceitar essa proposta porque eu realmente precisava de mais tempo.

Eu admiro muito as mulheres que dão conta de trabalhar o dia todo, cuidar da casa, do marido, dos filhos, dos animais de estimação, são bonitas, fazem a unha e se depilam... e algumas ainda estudam...

Eu não dei conta de fazer tudo isso, e olha que nem tenho filhos!!! Não dei conta fisicamente, mas principalmente, emocionalmente. Não conseguia me imaginar dedicando tantas horas do meu dia pra outras pessoas e tão poucas horas pra minha família. Pra mim era realmente muito mais importante receber meu esposo depois de um dia de trabalho com a casa limpa e cheirosa, estar disposta pra irmos passear a noite, de vez em quando, voltar a fazer exercícios físicos sem ficar pensando que nesse tempo eu poderia estava lavando e guardando a louça.

As pessoas são diferentes e cada pessoa tem um sonho diferente. O meu sempre foi cuidar da minha família e agradeço a Deus pela oportunidade que me deu de voltar a ter mais tempo.

Mas às vezes o seu cônjuge é do tipo de pessoa que tem muitos sonhos profissionais ou do tipo que gosta de estudar muitas coisas. Se você está com essa pessoa, você conhece os desejos do coração dela. Por isso você deve apoiá-la e ajudá-la a conquistar essas coisas.

Não é porque vocês são um casal, que vocês não podem ter desejos individuais. Vocês devem se reconhecer como indivíduos únicos, com sonhos, vontades e esperanças próprias, e muitas vezes, é necessário alcançar esses sonhos individuais para que o relacionamento a dois também cresça.

Quando passamos a entender os desejos e necessidades do outro e como isso nos afeta, podemos entender o quanto os nossos desejos também afetam a vida do cônjuge. No casamento devemos prezar pela felicidade do outro, ainda que isso signifique abrir mão de algumas coisas que você não queria abrir mão. 

No final da caminhada, quando os objetivos forem alcançados, você poderá olhar pra trás e reconhecer que foi seu esposo (a) quem esteve ao seu lado em todos os momentos, te dando apoio, e que vocês estão aonde estão porque se apoiaram e conquistaram as coisas juntos.

Não importa se o seu sonho seja ser uma grande executiva ou uma dona do lar, esposa e mãe. O que importa é garantir que sua família vai se beneficiar de todas as suas escolhas, mesmo que no caminho vocês passem por algumas dificuldades. 

As dificuldades, no mínimo, nos fazem amadurecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário