Apresentação

Pra quem acredita que a lua-de-mel não acaba quando voltamos da viagem...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Wedding X Marriage

Em inglês existem duas palavras para "Casamento": Wedding e Marriage. Porém, elas possuem significados diferentes e é sobre isso que vou falar hoje.

                             

A palavra "Wedding" se refere ao dia do casamento, à cerimônia e festa. A palavra "Marriage" se refere ao relacionamento, estado civil. Portanto, se alguém pergunta "Quem você vai convidar para o seu casamento?", está falando sobre "Wedding". Mas se eu digo "Eu sou muito feliz no meu casamento", estou falando sobre "Marriage".

Dito isso, vou começar a contar a história de hoje.

Quando eu comecei a namorar com o Fellipe, nós tínhamos certeza que queríamos nos casar. Desde cedo falávamos sobre casamento e, depois que fiquei noiva, com um pouco mais de 1 ano de namoro, descobri que por volta dos nossos 3 meses de namoro ele já havia comprado as alianças de noivado e havia guardado para entregar no momento certo.

Então, mesmo antes de ficarmos oficialmente noivos, nós já tínhamos decidido a data do casamento e fechado alguns itens para esse dia. Fizemos isso com antecedência em parte pela ansiedade, em parte porque as promoções apareciam e não queríamos perder as oportunidades.

De qualquer forma, depois do noivado continuamos os preparativos que já havíamos começado.

Acredito que praticamente toda noiva passa por um momento durante os preparativos do casamento no qual ela quer fazer muitas coisas, comprar muitas coisas, fechar com muitos fornecedores, mas não pode fazer isso por falta de dinheiro. Esse mundo de casamentos tem muitas coisas lindas, porém, muitas coisas caras! E não é todo casal que pode pagar por todas as suas vontades para o Grande Dia.

Nós éramos esse tipo de casal. Desses que não podem pagar por tudo o que querem (rs). Tivemos que abrir mão de muitas coisas que antes considerávamos essenciais pro dia do casamento. Outras coisas tivemos que fazer nós mesmos, para evitar mais gastos, outras coisas tivemos que procurar MUITO para encontrar um preço acessível de um fornecedor confiável. Além das coisas que tivemos que desistir para poder ter outras mais importantes. E a lista continua...

Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de F.R.I.E.N.D.S, da mesma forma que meu esposo também gosta (ele sabe todas as falas dos episódios desse seriado). Os meus personagens preferidos na série são o Chandler e a Mônica. Para quem não conhece, eles formam um casal que só aparece depois de algumas temporadas e acabam ficando noivos e casando durante o seriado.

Certo dia, eu estava levemente chateada por não ter certas coisas que eu gostaria no dia do casamento. Nesse dia, o Meu Bem me disse algo que nunca vou esquecer.

Em F.R.I.E.N.D.S, quando o Chandler e a Mônica ficam noivos, ela descobre que sua família não tem como ajudar a pagar o casamento e todos os planos dela vão por água abaixo. Ela decide, então, usar o dinheiro da poupança do Chandler para isso. Ele discorda da decisão e diz pra ela que aquele dinheiro estava guardado para que eles vivam bem no futuro, porque embora ele quisesse muito se casar com ela, ele queria muito mais viver uma vida com ela. Depois de algumas conversas entre eles, a Mônica diz que ela não acha certo utilizar esse dinheiro para um único dia porque tudo aquilo que ele havia sonhado para os dois é o que ela quer para eles também. Ela diz, então, que quer um "Marriage" e não um "Wedding".

Naquele dia o Meu Bem me lembrou desse episódio e me disse que não importava se a gente não conseguisse X ou Y pro dia do nosso casamento. Ele também não ficaria triste por precisarmos diminuir a lista de convidados ou refazê-la. Porque aquele dia iria passar muito rápido, mas a nossa vida juntos seria longa, por isso, ele não se importava com o que teria no nosso "Wedding", mas sim em como seria o nosso "Marriage".

Das muitas coisas que já vivi com Meu Bem, esse momento sempre será inesquecível. Foi ali que compreendi o verdadeiro motivo de alguém querer se casar com outra pessoa.

Toda menina sonha com o dia do seu casamento. Algumas desistem de se casar no meio do caminho, outras nunca perdem a esperança. Mas de certo, todas as meninas um dia imaginaram esse dia. Eu não era diferente. Sonhava com esse dia desde quando eu nem namorava. Imaginava o vestido branco, o caminho dentro de uma igreja, quem seriam meus padrinhos e convidados, quais as flores que enfeitariam esse dia... mas depois dessa conversa que tive com o Fellipe, eu pude entender que o que é mais importante não depende de nada disso que eu sonhava.

Naquele dia eu resolvi escrever os meus votos de casamento. De tudo o que eu disse nos meus votos, um trecho em especial é o que muitas pessoas lembram até hoje e algumas dizem até que se emocionaram quando ouviram. Foi o trecho que me faz lembrar todos os dias o motivo pelo qual eu me casei:

"Eu esperei ansiosamente por esse dia. Não apenas pelo vestido branco, não apenas pelas lindas flores e não apenas pelos nossos queridos convidados. Eu esperei ansiosamente por esse dia, porque eu sabia que, quando eu entrasse por aquela porta, seria a última vez que você estaria tão longe assim de mim".

Desde então eu gosto de pensar que a partir daquele dia, nós estamos muito mais próximos um do outro do que jamais estivemos, porque a cada dia descobrimos algo que nos aproxima mais.

Eu tive um lindo "Wedding", cheio de coisas que sonhei, com detalhes que fiz com minhas mãos, com demonstrações de amor de muitas pessoas. Mas às vezes eu esqueço desse dia, porque, embora tenha sido um dia muito feliz, eu não quero que ele seja o dia mais feliz da minha vida.

Eu quero que o dia mais feliz da minha vida seja a cada dia, quando eu acordar e perceber que, embora existam dificuldades, eu me aproximo mais da pessoa que eu escolhi. Nem sempre vai ser fácil acordar e pensar em coisas positivas, mas acredito que quando a gente constrói uma vida com alguém, essa vida é recheada de momentos bons e ruins. São esses momentos que transformam nossa experiência em aprendizado. E isso é "Marriage", relacionamento, convivência.

E pra mim o "Marriage" foi uma escolha consciente. Eu quis e continuo querendo isso pra minha vida toda.


2 comentários: